Fotometria.

Você sabe o que é fotometria na fotografia? Independente de que área da fotografia você pretenda atuar, este é um conceito que você precisa conhecer para conseguir obter fotos perfeitas.

O meio utilizado para medir a fotometria é o fotômetro. Esta é uma ferramenta que você precisa dominar principalmente se for fotografar eventos, como casamentos e festas.

Isso porque nessas ocasiões é preciso fotometrar situações de luz inacreditáveis, principalmente por conta dos diversos tipos de decoração utilizando diferentes luzes, paredes espelhadas, locais com tetos muito alto, entre outras situações.

Para que você tenha total controle e autonomia das suas imagens, neste artigo vamos te explicar tudo sobre o que é fotometria e o que é fotometrar.

O que é fotometria?

A fotometria nada mais é do que o ato de medir a luz. Na fotografia, seu objetivo é calcular a quantidade de luz que entra na câmera para que a imagem capturada saia harmônica.

Sem o domínio das técnicas utilizadas para fotometrar, ocorre-se o risco que as fotos fiquem muito claras ou muito escuras. Em algumas situações, o fundo pode ficar extremamente iluminado ofuscando o assunto principal da imagem.

As técnicas de fotometria irão te ajudar a equilibrar a luz e deixar a foto exatamente do jeito que você imaginou.

Entendendo o fotômetro

O fotômetro é um aparelho que mede a intensidade da luz. Assim, o fotógrafo consegue ajustar a entrada de luz na câmera para que a imagem saia conforme o planejado. Por exemplo, se o fotômetro aponta que uma foto está muito escura, o fotógrafo pode abrir mais o diafragma, melhorar a iluminação da cena ou usar o flash. No artigo como fotografar com pouca luz, você aprende essas e outras técnicas que evitam que as fotos saiam escuras.

Existem dois tipos de fotômetros: os embutidos e os externos. A maioria das câmeras atuais possuem um fotômetro embutido nelas. Mas ainda assim alguns fotógrafos preferem utilizar os fotômetros externos, principalmente em estúdio.

Fotômetro embutido

O fotômetro embutido na câmera mede, principalmente, a quantidade de luz refletida pela cena. Ele calcula a quantidade de luz que o assunto principal da foto está recebendo.

Se a câmera estiver configurada no modo automático, o fotômetro realiza todos os ajustes sozinho, como as alterações necessárias na abertura do diafragma e nos valores do ISO. No entanto, nem sempre esses ajustes automáticos conseguem o resultado esperado por você.

Isso ocorre porque cada cor de roupa e objeto que compõem a cena refletem a luz de forma diferente.

Já no modo manual, você consegue ter mais controle da iluminação e é mais fácil conseguir os resultados esperados.

Para saber se sua câmera tem fotômetro interno procure em sua máquina por uma imagem como apresentada abaixo.

Fotômetro externo

Diferentemente do fotômetro embutido que mede a quantidade de luz refletida pela cena, o fotômetro externo mede a quantidade de luz que incide sobre a cena.

Também conhecido como fotômetro de mão, a principal vantagem desse equipamento é que o fotógrafo não precisa se preocupar com a intensidade de cor das roupas e do cenário.

Normalmente, o fotômetro externo realiza análises mais precisas, o que resulta em fotos mais perfeitas.

Já sua principal desvantagem é a necessidade de levar o fotômetro até o local onde a luz está incidindo. Além disso, quando muda a luz ou a modelo troca de roupa, é preciso fotometrar de novo, o que não é nada prático. Por esse motivo, o fotômetro externo é mais indicado para as fotografias realizadas em estúdio.