Um sorriso bem gostoso, um cheiro no pescoço, um olhar de cumplicidade, correr, girar, se abraçar, brincar, tudo isso engloba o conceito dos ensaios pré-e pós wedding.
O que você, noiva, sente ao ver aqueles ensaios lindos e maravilhosos de vestidos de noivas? Ou então os ensaios de casais envoltos em cenários diversos, transmitindo uma mensagem de companheirismo. Esse tipo de ensaio realmente agrada muita gente, com razão, tanto que eles continuam na pauta da publicidade, sempre se reinventando.
Agora, você já parou para pensar que se nunca teve a oportunidade de fazer um book de fotos, um ensaio fotográfico com a pessoa amada, se antes parecia que faltava um sentido, tudo se resolve com a chegada do casamento?!
A princípio, quando se pensa no fotógrafo da festa, equivocadamente os noivos podem associar o serviço somente à festa em si e o álbum final para se guardar e mostrar aos amigos. É claro que é importante e valioso registrar esses momentos, a entrada da noiva, a troca de alianças, os abraços, os beijos e encontros ao longo do evento.
Contudo, dá para ampliar a esfera do casamento para um antes e depois do casamento com os ensaios de pré e pós wedding. Nesses momentos, o casal vivencia instantes únicos de entrega, descobrem-se a partir do olhar do outro, os sentimentos extrapolam e ficam registrados em fotos que serão seus votos de felicidade para sempre.
Como define Nilton Reis, do Studio Croma, nos ensaios os noivos têm liberdade de se soltarem, sem roteiro, sem tempo ou pressa. Todos se divertem muito. “Durante o casamento a espontaneidade, diversão, emoção, tudo é maravilhoso, mas temos um roteiro a seguir enquanto nos ensaios nós fazemos o nosso, mudando e nos adaptando ao que tivermos a mão.“
Ensaios
Os casais que se interessam pelos ensaios pré e pós wedding devem ter claro que nem todos fotógrafos realizam este trabalho. Alguns realmente têm como foco cobrir o civil e a festa. E tudo bem. Ao mesmo tempo em que outros dizem que fazem, mas não têm realmente uma experiência.
Para encontrar esse profissional, Nilton Reis, do Studio Croma, sugere: “Visite o portfólio online de cada um, insta, site, face. Veja se se identifica com o trabalho em geral, não apenas com uma foto ou outra, mas com o conjunto, ele deve ter uma linha de trabalho consistente. Escolha uns dois ou três que se identifique e aí vem a parte mais importante, uma reunião pessoal, sentar e conversarem, se não for possível pessoalmente que seja por Skype. É vital que o fotógrafo e o casal sejam compatíveis, tenham ideias alinhadas, seja alguém que terão prazer em ter ao lado de vocês. Literalmente, tem que dar liga, ser alguém que se importe e vá junto no sonho de vocês.“
Por isso, vale pesquisar com bastante tempo e paciência um profissional que, além de apresentar um trabalho bonito, comprove sua expertise com ensaios de diferentes casais. A equipe do Studio Croma se destaca nessa área, tornando-se cada vez mais referência entre casais e profissionais.
Conexão com os noivos
Com dez anos de atuação e mais 500 casamentos registrados e feedbacks emocionantes, os fotógrafos Nilton Reis e Madalena Reis, do Studio Croma, desde o começo tinham como foco direcionar o trabalho para os casamentos e suas histórias. “É um momento único na vida das famílias e os ensaios são nossa grande paixão, um momento só do casal, onde a gente tem uma ligação fantástica e resultados maravilhosos.“
Dentro do universo da fotografia, clicar ensaios é um dos diferenciais da equipe. São fotos que exigem muita técnica e sensibilidade.
“Fotografamos para o casal, colocando um pouco das nossas ideias mas sempre alinhados com o gosto deles. Com o conhecimento e experiência de dez anos na área conseguimos transformar qualquer lugar, seja onde for teremos fotos fantásticas. Durante a sessão costumo apresentar as fotos ao casal e com isto eles vão se animando ainda mais. É muito comum o noivo ser mais resistente mas ao ver como as fotos estão ficando ele também vai entrando no clima e o resultado sempre é maravilhoso. Não importa o clima, horário ou lugar, sempre o resultado é muito bom.“