Para além do planejamento e do roteiro – que já devem estar prontos – na hora de filmar para fazer o recorte do fundo posteriormente, a principal regra é: cuidado com a iluminação.
Filmagens com sombras ou diferenças de iluminação no fundo podem acabar comprometendo todo o seu trabalho e dificultando a etapa de edição. Portanto, garanta que sua luz está uniforme e bem feita e evite problemas! Para te ajudar, recomendo que você leia este outro artigo aqui que conta tudo sobre como fazer uma iluminação de qualidade para seus vídeos.
Outra dica que pode salvar suas produções é: dê distância entre o fundo e o objeto ou pessoa a serem filmados. Assim, além de minimizar os problemas com a iluminação – caso não seja possível investir nela no momento – você evita que o spill gerado pelo fundo reflita muito nas pessoas e acabe dificultando o processo de edição.
Seguindo isso, basta filmar normalmente e seguir para o próximo passo: a pós-produção.
Editores de vídeos que fazem o recorte de fundo
No final das contas, não basta gravar com o fundo colorido: você precisa de um software de edição de vídeos que suporte o efeito chroma key e faça essa anulação de cores que é a base da técnica. Afinal, o fundo precisa sair, para que as outras imagens entrem!
Hoje em dia existem diversas opções de programas que permitem que você faça esse tipo de edição e elas vão desde as mais simples, como o famoso Windows Movie Maker, até as mais complexas, como o Adobe After Efects, o Sony Vegas e o Final Cut. Neste artigo aqui você pode comparar os prós e contras de alguns deles.
Calcule as necessidades do seu vídeo, pense no resultado final que você deseja obter, leve em conta seu nível de conhecimento das ferramentas, escolha a que mais se adequa a sua realidade e mãos a obra!