Chroma key.

Saiba como utilizar o fundo verde de filmes de Hollywood em sua estratégia de vídeos.

Como usar o Chroma key

Sim, o chroma key é capaz de operar milagres em uma produção, mas você não precisa ser um mágico para trabalhar com ele. Basicamente você só precisa de um bom planejamento; de escolher com cuidado a cor do fundo que será substituído; de caprichar na filmagem; de usar um programa de edição que suporte o efeito chroma key e de fazer a edição. Vamos ao passo a passo.

O planejamento

Antes de começar a gravar seu vídeo e aplicar o chroma key, é importante pensar no objetivo final e em outros detalhes de sua filmagem.

Por qual imagem ou cenário você irá substituir o fundo que você já tem? Há alguma cor predominante nos objetos, pessoas e roupas de sua gravação ou na imagem final que você irá inserir como substituição ao fundo colorido?

Levar em conta esses detalhes é muito importante e vai te ajudar a executar o próximo passo.

Uma boa dica nesse momento é já fazer também um roteiro da produção. Caso você não tenha familiaridade com esse universo ou não saiba por onde começar, pode dar uma olhada neste material completo, com o passo a passo para que você planeje seus conteúdos e produza seus roteiros.

Escolhendo a cor do fundo que será substituído

Nas gravações com chroma key, na prática você pode usar qualquer cor como o fundo sólido que será substituído, mas as mais comuns são o azul, ou verde. Quem decide qual dessas cores será utilizada é você e nessa hora vale levar algumas questões em conta (por isso o passo anterior é tão importante).

Frequentemente, a cor do fundo irá refletir um pouco nos objetos de cena, gerando uma espécie de contra-luz colorida, o spill, e, sendo assim, é muito mais aceitável que ela seja de uma cor próxima a da imagem final.

Por exemplo, se você deseja inserir uma imagem de floresta na edição final, o verde é o cenário mais adequado. Caso você queira colocar um céu de primavera, pense no azul; um pôr do sol, o vermelho… Enfim, use sempre essa lógica de aproximação de cores para te auxiliar.  

Veja alguns outros pontos que podem te ajudar a escolher a cor do seu fundo chroma key:

Verde

Ele é o mais usado por normalmente existirem menos objetos verdes nas filmagens, que poderiam se misturar com o fundo e sumir na edição. Além do mais, a tonalidade tem uma grande capacidade de absorção de brilho, ajudando a controlar a luminosidade e facilitando o processo de pós-produção.

Azul

Muito usado quando há algum objeto verde na cena que não pode sumir e também em produções menores e caseiras, por seu spill ser mais aceitável do que o do verde – afinal, ninguém quer ficar verde em uma filmagem, parecendo o Hulk.  Mas tome cuidado ao utilizá-lo em ambientes externos, pois se o céu estiver aberto, ele também poderá ser afetado pelo efeito.

Vermelho

O vermelho é o menos utilizado por estar muito próximo a tonalidade da pele das pessoas, principais protagonistas da maioria dos vídeos, que podem acabar prejudicadas no processo de edição. Porém, dependendo do objetivo de seu vídeo – em vídeos de demonstração de produtos ou em cenas com muitos objetos verdes e azuis – ele ainda pode ser o mais indicado.