Edição de fotos.

Perceber que está no ambiente perfeito para uma foto, sacar a câmera ou o celular, ajustar a luz, encontrar o enquadramento ideal, e pronto.

Nessas horas, um programa de edição, quando bem utilizado, pode ser decisivo, seja para corrigir imperfeições, seja para estilizar a imagem. Mas qual deles é melhor? Depende do seu propósito, do nível de profissionalismo de que você precisa e do destino final dos cliques sobre os quais você precisa trabalhar. Além disso, existe uma infinidade de aplicativos e softwares destinados a aprimorar a qualidade das imagens e a editar vídeos. Como escolher? A gente dá uma mãozinha e lista alguns deles aqui para você!

1. Adobe Photoshop

O Photoshop é o mais famoso programa de edição de imagens do mundo, e não é à toa! Ele é tão conhecido que “photoshopar” já virou até mesmo um verbo, já que o software é tão avançado que permite transformar completamente uma foto. Aplicar efeitos, corrigir imperfeições, criar a sensação de profundidade de campo, melhorar as formas, todo tipo de aprimoramento que você imaginar, o Photoshop consegue fazer.

Photoshop consegue fazer milagre, se souber mexer, você consegue mudar absolutamente tudo., ele é um editor onde tem muitas ferramentas.

2. Adobe Photoshop Lightroom

Para quem não precisa de recursos tão avançados, mas ainda quer investir em boas fotos, uma solução perfeita é o Lightroom. Também versátil entre diferentes plataformas, o Lightroom tem a facilidade de editar suas imagens diretamente pelo navegador do computador, por exemplo.

Controles deslizantes, configurações predefinidas e ferramentas de ajustes rápidos muito simples de usar são os grandes destaques desse programa. Além disso, ele é um dos softwares mais interativos da Adobe, pois utiliza armazenamento na nuvem e sistemas de compartilhamento bastante práticos, com a aplicação de um sistema de machine learning para facilitar a localização de arquivos nos seus álbuns!

3. VSCO

Pensado para uso em celulares, o VSCO é um app editor de imagens disponível para Android e iOS. Ele permite aplicar efeitos similares e um pouco mais avançados do que aqueles nativos do Instagram. No entanto, também é possível editar manualmente, com ajustes de sombras, cor, realces, cortar, melhorar a nitidez, alterar o contraste, o brilho e outras alterações similares.

4. ProCamera

Que tal poder se antecipar e configurar algumas questões da imagem diretamente na câmera do celular, antes de fazer a foto? Ter controle sobre aspectos como exposição, foco, velocidade do obturador, ISO e fatores do tipo podem poupar tempo depois na hora da edição.

O ProCamera faz exatamente isso. Ele é um aplicativo de câmera que permite ajustar algumas funcionalidades para além do que já é nativo no seu smartphone, fazendo com que assim as fotos já sejam feitas com um pouco mais de detalhe e atenção.

5. Snapseed

O Snapseed permite dar outro aspecto às suas imagens. Além da aplicação de filtros um pouco mais elaborados que os do Instagram e os que o próprio celular muitas vezes oferece, ele ainda tem recursos para tornar a foto grunge, retrô e vintage, entre tantas outras opções.

É possível ainda girar, inclinar e alterar a composição da foto – o próprio app faz isso e já complementa os cantinhos que se perdem quando você altera a imagem dessa forma –, bem como inserir molduras, textos e outros recursos.