Não há como contornar: fazer fotografia de eventos noturnos é complicado. Festivais, cerimônias, festas e desfiles.
Não é de admirar que normalmente as primeiras tentativas de fotografia de eventos noturnos muitas vezes resultam em imagens embaçadas e inutilizáveis. Mas não tenho medo, este artigo irá ajuda-lo a se atualizar ainda mais.
Daremos algumas dicas a seguir para te ajudar nesse tipo de fotografia que exige agilidade, inteligência e muita paciência.
1. Conheça os prós e contras de diferentes tipos de lentes
Em vez de lhe dizer "use uma lente fixa de comprimento focal com uma abertura ampla", eu quero que você mantenha uma mente aberta para ampliar as lentes. Lentes fixas são a minha primeira escolha para fotografar em eventos noturnos, onde sou livre para me aproximar dos meus assuntos. No entanto, para eventos em que estou confinado ao público ou a seção de impressa, eu preciso da capacidade de ampliar, enquadar e isolar assuntos sem me mover muito.
2. Concentre-se na interação da velocidade do obturador, abertura e ISO.
Como a criação de uma exposição correta é um ato de equilíbrio entre várias configurações, o próximo passo é focar a interação entre a velocidade do obturador, a abertura e o ISO. Geralmente, você quer que suas imagens de eventos noturnos sejam nítidas. Portanto, faça uma velocidade de obturação rápida sua prioridade quando não estiver usando flash.
Com uma lente fixa, selecione uma abertura larga (tente f/2.8) e aumente o ISO até que suas imagens de teste registrem uma velocidade de obturador de 1/250th ou, de preferencia maior. O disparo muito aberto (ou seja, f / 1.4 ou f / 1.8) resultará em uma focagem automática lenta e você pode perder o momento e a foto. Vá mais alto para evitar esses problemas.
Com uma lente zoom, selecione a abertura disponivel mais ampla (ou seja, f / 4.0) e deixe o ISO mais alto. Normalmente, eu seleciono ISO 3200 e tiro algumas fotos de tste de um assunto em movimento. Ou você pode usar o flash para congelar o assunto e aproveita uma velocidade mais lenta para trabalhar com efeitos nas luzes do local.
3. Utilize a luz disponivel
Se você não tem muita intimidade com o uso de flash, prefira os resultados da utilização de luz disponivel. É preciso muita habilidade para usar de uma maneira que complementa suas imagens, de vez de prejudicar. Portanto, eu recomendo salvá-lo para um estágio mais recente e mais avançado da sua jornada, ou pelo menos tente várias vezes antes de realizar um trabalho profissional com o flash.
4. Aproxime-se da ação
Fique o mais perto possivel sem pertubar os participantes do evento. Não tenha vergonha de se misturar e tirar fotos mais próximas das pessoas, muitas gostam de ser fotografadas e só irão abrir um sorriso se verem que você as está fotografando. Outro problema é que no meio de muitas pessoas a qualquer momento alguém pode passar entre você e o assunto portanto quanto mais próximo dele você estiver menos será esse risco.