Direção de fotografia.

direção de fotografia é uma das muitas funções que envolvem a criação de um filme.

Seu propósito é trazer vida às definições do roteiro e produzir algo cinematográfico, com qualidades visuais que reforcem os aspectos já explorados na narrativa e orientem o olhar do espectador.

Contudo, por conta da variedade de conceitos que envolvem o mundo dos filmes, muitas pessoas têm apenas uma noção vaga do que esse termo significa e de como ele se diferencia de outros. Enquanto a edição se preocupa em organizar os planos logicamente e a direção de arte cria os cenários, a fotografia capta as imagens.

Se você ama o cinema e deseja aprofundar seus conhecimentos sobre a área para buscar uma carreira de sucesso, não deixe de ler os tópicos deste conteúdo!

O que é a direção de fotografia?

O cinema é uma arte diferente da música e da literatura. Enquanto a música é voltada para os sons e para as sensações auditivas, a literatura afeta as pessoas exclusivamente pelo sentido visual.

Já o cinema consegue unir texto e sons com a construção de imagens em movimento. Para que isso aconteça de uma forma eficiente e transmita as ideias necessárias, a direção de fotografia é essencial.

Essa função cria a parte visual do filme e se encarrega de traduzir para a tela o que está descrito no roteiro. Ou seja, ela é responsável por criar as cenas e os enquadramentos, destacando aspectos do cenário e das cores que devem ser vistos pelo espectador.

Uma fotografia inteligente permite a manipulação dos nossos olhos para que concentremos no que é realmente importante. Afinal, o cinema também é uma forma de arte que difere do teatro, justamente porque existe uma câmera. A história é contada pelos elementos do roteiro, assim como pelos enquadramentos definidos.

A direção de fotografia, também chamada de cinematografia, cuida dos movimentos de câmera do filme, de zoom e de outras técnicas que permitem a compreensão do que está acontecendo em cena.

O estilo do diretor afeta o filme como um todo: uma câmera que se movimenta mais tende a conferir um ritmo mais dinâmico para a obra. Por outro lado, uma câmera estática foca as atuações e a movimentação de pessoas na cena.